domingo, 23 de dezembro de 2007

"A AVENTURA DOS FAROFEIROS DE MINAS NAS PRAIAS DO ESPÍRITO SANTO"

Letra do samba da IMPERATRIZ SONHO MEU para o carnaval 2008: FAROFA, FRANGO FRITO, CERVEJA GELADA E PEROÁ" letra: Nélio Azevedo...
Nós vamos invadir sua praia
A Imperatriz chegou, ôh, ôh!
Trazendo os farofeiros pra avenida
Vira pra lá esse ventilador
Vem comigo passear" Vamos a la playa", meu amor
Venha ser farofeiro
Me empreste o seu bronzeador

A gente economiza o ano inteiro
Deixa até mesmo de comer
Mas, quando chega fevereiro
Eu quero mesmo é farofiar

Vamos a la playa


Mesmo que chova sem parar
Perco uns dias na estrada
Mas, sobra 1 pra aproveitar

Se em Minas não tem mar
O jeito é se virar

O Samba da Imperatriz
Trás o mar pra cá...Yemanjá
Nós nada e nós afoga
Pega onda de montão
O medo do mineiro
É virar comida de tubarão
Tem farofeira que quando dá prá ser aparecida, ninguém aguenta coração. Faz de tudo para chamar á atenção. E se não chamar à atenção ela coloca uma melância no pescoço.

Nunca vi coisa igual: adora pegar um sol, nos horários que o sol está rachando de tão quente. Sol bom mesmo prá dar uma quemadinha naquela farofeira tem que ser das 10:00 até mais ou menos lá para às 2:45, passou dai, não vale mais nada. Se falar prá ela que deveria usar um filtro solar, para não virar um pimentão vermelho, arruma uma confusão na hora. Que se conselho fosse bom ninguém dava e só vendia caro.

Nós vamos invadir sua praia
A Imperatriz chegou, ôh, ôh!
Trazendo os farofeiros pra avenida


Vira pra lá esse ventilador
Vem comigo passear"
Vamos a la playa", meu amor
Venha ser farofeiro
Me empreste o seu bronzeador
A gente economiza o ano inteiro
Deixa até mesmo de comer
A embalagem é de bronzeador chic, mas, é tudo falsificado, comprado e pago no shopping Oiapoque do Chuí

Mas, quando chega fevereiro
Eu quero mesmo é farofiar
Vamos a la playa
Mesmo que chova sem parar
Perco uns dias na estrada
Mas, sobra 1 pra aproveitar

Se em Minas não tem mar
O jeito é se virar O Samba da Imperatriz
Trás o mar pra cá...Yemanjá

Nós nada, nós afoga
Pega onda de montã


O medo do mineiro
É virar comida de tubarão

Farofeira guando sabe que é gostosa, adora tirar o shortinho quando tem muita gente olhando, só prá dar aquela balançada no bundão na hora do short acabar de descer.








Farofeiro
quando é macho de montão e que não gosta de um sambão e de pagode, bom sujeito não é: é ruim da cabeça ou doente do pé. A maioria dos farofeiros têm pé grande.
Os farofeiros adoram xingar a chuva, principalmente nos finais de semana, São Pedro sofre na mão deles... Xingam muito e bastante, mas, tudo da boca prá fora. Farofeiro "dos bão" adora um sol, e chega até a fazer promessa...Chuva para eles deveria ser só na segunda feira,terça feira, quarta feira tudo terminado em feira.

Toda farofeira adora pegar um sol prá ficar com aquela marquinha, que ela jura ser muito sensual.
Tem farofeira que adora de verdade um brozeador, e se deixar - ela toma até umas goladas prá ficar com uma cor mais bonita... Se não tiver bronzeador ela nem se importa - usa fôlha de figo mesmo e por cima da pele passa uma boa água oxigenada volume 20. Tá pensando o quê ? O negócio é ficar bronzeadinha para o Ricardão...


Uma das coisas que farofeiro mais gosta na vida é dançar até o dia ficar claro.

Para os farofeiros: ir a praia e não comer pelo menos uma meia dúzia de peroás, com um caldinho de limão e mais ou menos uma dúzia de cervejas, é a mesma coisa que ir a praia e ao mesmo tempo não ir.

Comissão de Frente: 10 pessoas com bóias de patinho na cintura, snorkel, maiô e calção de banho e cangas nas cores da escola; Cadeiras de armar e sombrinhas.Coreografia - nadando e pegando sol na avenida.

1º Carro - Abre-alas: Coroa com plástico transparente, parecendo um grande aquário, com peixinhos coloridos no interior e golfinhos na frente e sereias na parte de trás. Saia do carro com peixinhos coloridos (cores da escola), Destaque ou estátua de Netuno saindo das ondas, com tridente, (ver detalhe 1).
Destaque principal de Yemanjá, rainha das águas e outras de ninfas.
Ala da Mala: Turistas bem-comportados, (só pessoas bem brancas) com bermuda, camiseta, chinelo Ryder, chapéu de palhinha, óculos escuros (Ray Ban), mala de Isopor, tipo catarina de papelão; passagem na mão; máquina fotográfica e outros adereços, para as mulheres, bermuda colorida, camisa de manga curta com laço na cintura, chapéu de palha, franqueira ou bolsa de palha.

Ala da Carona: Turistas jovens, com mão de isopor, polegar; mochila nas costas; boné pra trás, óculos de titânio; pochete; plaquinha de destino pendurada no peito e outros adereços. 2º Carro - Ônibus: Jardineira do tipo "Princesinha do Agreste"; do tamanho do carro, (ver det. 2); viajantes sobre a carroceria, malas, pacotes, sacos, embrulhos, caixas, cachorro, papagaio, bicicleta, etc; janelas abertas com grupo de pagode, casal de namorados, motorista suarento, de camiseta e boné, dirigindo kinem doido, uma janela com as cortinas fechadas e os pés do passageiro para fora. "Viação Buachá" - "Nós te leva lá!".
Ala da Moqueca Capixaba: Baianas com muitos colares de búzios; avental de tarrafa, panela de barro (Isopor); outros adereços a acrescentar,
.
Ala Fundo do Mar: Crianças com fantasias de peixes, cavalos marinhos, estrelas do mar e polvos.Ala do Pimentão: Banhistas com fantasia de pimentão e óculos.Carro Peroá com Cerveja: Uma mesa posta com toalha xadrez (azul, amarelo, vermelho); garrafa de cerveja e copo; travessa com peroá frito e espetim de camarão, meio limão; noutra travessa uma mulher bem gostosona como se fosse servida; na parte de trás do carro, uma onda com surfista, barbatana de tubarão.Ala Barquinhos de Yemanjá: Todos de branco com fitas nas cores da escola, amarradas na cintura, segurando barquinhos de oferendas para a rainha das águas, descalços e calça arregaçada.Ala da Garrafinha de água: Banhistas com botas rancheiras, garrafa de água de lembrança( pet de refrigerante de 2litros); conhinhas, chapéu e outros adereços a acrescentar.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Saia com as ondas e peixinhos recortados nas cores da escola,
Bateria: O Dragão do Mar - Uniforme de Marinheiros.
Ala dos Farofeiros:
Todo mundo com uma coxa de frango frito na mão e uma vasilha tupperware na outra, soprando a farofa nos outros
.Carro Família Farofeira: Todo mundo queimado pra daná; marido barrigudo
(que nem o João Lúcio) na cadeira, latinha de cerveja na mão; mulher bem gorda com maio bem apertado, servindo a meninada, meninos chupando picolé, outro coberto de areia, só a cabeça e os pés para fora; menina fazendo castelo de areia; lixo em volta (latas de cerveja, água mineral, refrigerante, coco aberto, espetinhos, papel de picolé, sabugo de milho, espinha de peixe, etc. Na parte de trás um baita sol dourado com as labaredas em vermelho.Ala da Volta para casa: Esteira e sombrinha debaixo do braço, sacola de palha, bolsos para fora, cobertozinho no ombro(para cobrir os cheques sem fundos). Definir as fantasias.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
:
O tubarão é uma espécie de peixe, porém possui escamas compactas
Algumas espécies de tubarões são inofensivas como, por exemplo, o tubarão-de-pregas e o tubarão-zebra
As espécies carnívoras mais conhecidas, que podem inclusive atacar o homem, são: tubarão-branco, tubarão-tigre e o tubarão-azul
Os tubarões são animais ectodérmicos, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.
A boca deste animal é triangular, sendo que os dentes são pontiagudos e afiados, extremamente eficientes para cortar e agarrar
A reprodução dos tubarões ocorre através da fecundação interna
Na maior parte das espécies os peixes nascem de ovos, sendo que em cerca de 10% nascem diretamente da fêmea, sem a necessidade de ovos.
O olfato dos tubarões é bem apurado, dando a estes peixes uma grande capacidade de reconhecimento de objetos e seres vivos presentes na água. Também reconhecem suas presas através do movimento que provocam na água e do sistema visual
As espécies de tubarões mais conhecidas são : Tubarão-tigre, Tubarão-martelo, Tubarão-branco (um dos mais agressivos) e Tubarão-baleia ( um dos amiores, podendo atingir 15 metros de comprimento)
No litoral brasileiro já foram identificadas cerca de 90 espécies, sendo que no mundo existem aproximadamente 400 espécies
Os ataques de tubarões aos surfistas e banhistas em geral ocorrem, principalmente, pois os tubarões sentem que seu território está sendo invadido e ameaçado

Uma farofeira bonita e sensual. Todo pai de farofeira muito bonita sofre dobrado e tem um ciúme que dá inveja. Faz de tudo prá filha querida casar com jogador de futebol e se não der, pode ser um pagodeiro famoso, que também dá para gasto.
A praia do morro é a praia preferida dos farofeiros
Com quatro quilômetros de extensão, é uma das maiores de Guarapari. Urbana e muito movimentada no verão, tem calçadão, quadras esportivas e quiosques, além de sombra de coqueiros e amendoeiras. O público é formado por turistas, famílias com crianças e surfistas - a praia intercala trechos calmos com outros de ondas fortes. Repleta de bares e restaurantes, é badalada também durante a noite na alta estação. Fica a quatro quilômetros do Centro.
História
O núcleo inicial da povoação foi uma antiga taba goitacás, onde Anchieta erigiu uma capela em honra a Sant'Ana, e a residência dos missionários. Em 1677, o donatário Francisco Gil de Araújo levantou a igreja de Nossa Senhora da Conceição. A vila foi criada em 1679, com o nome da padroeira, cuja festa se comemora em 8 de dezembro. Tornou-se cidade em 1891. 'Guara""Parim"(garça manca,em linguagem indígena),a antiga vila fundada pelo Padre José de Anchieta em 1585 é hoje o principal pólo turístico do Espírito Santo. Democrática, Guarapari tem praias para todos os gostos e estilos. Durante o verão, quando a cidade está tomada por turistas, o burburinho maior se concentra em Areia Preta e praia do Morro, repletas de bares, quiosques, jovens e famílias. Os descolados seguem para Meaípe, onde o badalação acontece em clima de vila de pescadores; ou para Enseada Azul, point da paquera. Já os que querem sossego tomam a direção Norte, onde estão os cenários mais calmos, como Três Praias e Setiba.
A farofeira adora dormir um soninho depois de tomar muitas e muitas caipirinhas,e misturar com cerveja geladinha que estava no isopor,comer uns pedaços de frango frito com farofa, uns peroás e pegar bastante sol e pegar bastante jacaré e fazer bastante castelo na areia. Depois vai dar uma dor de barriga desgraçada. E vai ter que pedir o motorista do ônibus prá da uma paradinha e naturalmente vaia receber uma vai dos colegas de viagem.
Farofeiro que se preza adora levar animal a praia. É comum levar cachorro, gato...Um farofeiro Raulsoarense chegou a levar um jumento prá praia e fez o maior sucesso. Alugava o bicho para passear com a meninada. E hoje tá rico e mora em Guarapari e tem uma frota de jumento só prá passear com meninos farofeiros.
Todo Farofeiro é chegado numa paradinha no meio da viagem para tomar um banho de cachoeira, e tomar água de mina, e depois, encher as garrafinhas.
Praia dos Namorados, das Castanheiras e do Meio
O conjunto formado por estas praias é um dos principais cartões postais de Guarapari. Com faixas rajadas de marrom e amarelo de areia monazítica, pedras enormes intercalam-se com arrecifes, formando piscinas naturais. Durante a maré baixa, as crianças podem observar os peixes que ficam nestas piscinas. A água é transparente e tranqüila.
CHURRASCO DE farofeiro RICO X CHURRASCO DE farofeiro POBRE
O churrasco tornou-se a principal diversão dos brasileiros nos finais de semana e feriados. Atinge todas as classes sociais. Vejam este estudo que define as características dos dois tipos principais: farofeiro rico e farofeiro pobre.
TRAJE MASCULINO DE RICO - Bermuda Hugo Boss, camiseta da Brooksfield, óculos importados. ///
Essa japoneza do Pânico ex. Big brother tem um jeitão brabo de uma boazuda farofeira das boas... Já deu para observar - todas as farofeiras são chegadas num óculos escuro.
TRAJE MASCULINO DE FAROFEIRO POBRE - Sandálias Havaianas, bermuda de uma calça "jeans" cortada (com a barriga saindo para fora), camisa do "Framengo" ou do "Curíntia" jogada nas costas, óculos de camelô de R$ 5,00 ("cincupáu", meu!!!) ou bermuda de "nylon", sem camisa e descalço. ///
TRAJE FEMININO DE FAROFEIRA RICA - Calça da Zara, bolsa Louis Vuiton, blusinha básica branquinha da Siberian e aqueles óculos Giorgio Armani originais. //TRAJE FEMININO DE POBRE - Minissaia curtíssima, blusinha C&A, chinelo ou tamanco. ///
COMIDA DE RICO - Normalmente eles não comem, quando comem é um pouco de cada coisa: arroz com brócolis, filé, picanha, mussarela, sendo cada coisa comida a um tempo diferente e pausadamente. É comum também encontrar uma mesa de frios e aperitivos. ///
COMIDA DE POBRE - Vinagrete cortado em pedaços, farofa, salada de maionese, muita asa de frango com as pontinhas queimadas e linguiça com pão. Outra opção de carne seria a tradicional costela escorrendo óleo e fraldinha de promoção. ///
BEBIDA DE RICO - Os homens tomam cerveja Heineken geladíssima. Já as mulheres bebem água tônica Citrus Schweppes ou refrigerante "diet". ///
BEBIDA DE POBRE - Cerveja Belco ou Kaiser, gelada no tanque de lavar roupa. Quem fica tonto mais rápido bebe, intercalado, água de torneira, Baré Cola ou Guaraná Sarandi. Não pode faltar a tradicional caninha da roça com limão. ///PRATO DE RICO - Normalmente beliscam uma picanha servida em prato branco liso de porcelana, carne de siri, queijos variados para acompanhar, um bom vinho de safra e taças apropriadas de cristal para água e vinho. ///
PRATO DE POBRE - Nos tradicionais pratinhos de plástico. A bebida é servida nos copinhos de plástico também ou naqueles de geléia para os mais chegados. ///
MÚSICA DE RICO - MPB, "Lounge Music" e "Jazz". Pode ser que seja contratado um grupo que toca chorinho, mas só músicos formados em faculdade específica. /
MÚSICA DE POBRE - Aquele pagodão de cair suor. Zeca Pagodinho e Jorge Aragão são os reis. Só CD pirata (quatro por R$ 10,00). Depois de umas três horas de churrasco, todos já estão dançando, independentemente das idades ou credos. Também é organizado o batuque das panelas, mesas e latões (músicas de Almir Guineto e sambas-enredo do passado). A mulherada tira as sandálias, pois não está acostumada e a joanete dói. ///

CHURRASQUEIRO DE RICO - Contratado. Mestre em algum "buffet" tradicional que traz consigo os garçons. ///
CHURRASQUEIRO DE POBRE - Amigo de um conhecido. Adora fazer churrasco. Normalmente é um barrigudo que fica suando com uma toalha numa das mãos (ele usa para enxugar o suor, para limpar as mãos e para qualquer outra coisa que precisar). Adora jogar cerveja na brasa para mostrar fartura! ///

LOCAL DE RICO - Área coberta e piso de granito, mesinhas e cadeiras para todos. Tem piscina, mas ninguém usa. ///

LOCAL DE POBRE - Local aberto, normalmente na laje, sol quente na cabeça ou chuva para apagar o fogo (então é improvisada a cobertura de lona somente para a churrasqueira), cadeira só para quem chegar mais cedo (os demais ficam de pé, esbarrando uns nos outros) e, claro, banho de mangueiraaaaa!!! ///

FINAL DO CHURRASCO DE RICO - Em menos de três horas cada pessoa pega seu automóvel e vai embora. Todos saem em momentos diferentes para que o dono do churrasco possa fazer os agradecimentos. ///

FINAL DO CHURRASCO DE POBRE - Depois que todo mundo está bêbado, o dono da casa diz que tem que trabalhar cedo no dia seguinte. O pessoal ainda quer fazer uma "vaquinha" para comprar mais uma caixa de cerveja da promoção. Quem não tem carro pega carona ou vai de "buzão" mesmo (isso sem contar os que precisam curar o porre estabacados num sofá ou espalhados pelo chão). O pessoal de carro abre o porta-malas, liga o som alto (pagode, é claro!) e sai buzinando, sorrindo e gritando
"VALEU, MALUCO!!!" /
Uma coisa é certa: todos os farofeiros são alegres por natureza e são bregas até debaixo d'agua, e não têm vergonha de dar gargalhadas com fartura. Os farofeiros ricos perdem muito tempo fazendo pose e perdem muito tempo criticando os farofeiros pobres. Enquanto isso os farofeiros pobres ficam se esbaldando de tanto divertir.
Aqui em Raul Soares os farofeiros só tomam Itaipava,Kaizer,Local e, chegando em Guarapari só tomam Skol estupidAmente gelada, aquela, que desse redondinho.

O presidente Luíz Inácio Lula da silva e a primeira dama Dona Mariza Letícia são simpatizantes da alegria dos farofeiros, e garatiram que também são farofeiros e bregas com muita honra.Tudo enquanto é farofeiro é simpatizante de uma praia, um bom churrasco, e festa junina.
Quer um nome mais farofeiro quê: Mariza Letícia.


Nenhum comentário: