sábado, 22 de dezembro de 2007

"A AVENTURA DOS FAROFEIROS DE MINAS NAS PRAIAS DO ESPÍRITO SANTO"
Essa é a idéia do enredo da Imperatriz Sonho Meu para o carnaval de Rau Soares em 2008.

O primeiro samba já está pronto e está sendo divulgado nas rádios. O Samba de Enredo 2008 da Imperatriz Sonho Meu, que conta a história dos Farofeiros de Minas nas Praias do Espírito Santo, intitulado “Farofa, Frango Frito, Cerveja Gelada e Peroá” de autoria de Nem Azevedo (letra), Almirante Nelson e Manaen André (música), Lelei do Cavaco (cavaquinho).

O certo mesmo é que o precioso tempo está cada vez mais curto: a ala dos compositores conta com poucos dias para apresentarem os outros sambas para que numa disputa democrática seja escolhido o que melhor contar a história do enredo. E naturalmente a música que virar melhor e mais contagiar será a escolhida. Tem compositores por ai dizendo nas esquinas e nos botecos que dificilmente outro samba conseguirá superar esse "Frango frito,Cerveja gelada, e Peroá." O samba está pegando e a mídia está forte, tem até torcida organizada.
Da década de 90 em diante, com a invasão das escolas pelas classes média e alta e a transformação do desfile em show bizz cada vez mais opulento, também o samba enredo mudou. Sua velocidade foi sendo aumentada para permitir que a evolução das escolas não atrapalhasse a rígida cronometragem da comissão julgadora. A enorme competição com os sambas-enredos vencedores de cada escola motivaram disputas acirradas entre compositores, com torcidas subsidiadas e rateio do bolo por um número cada vez maior de parceiros. Depois de dominar o período carnavalesco tirando espaço das marchinhas e dos próprios sambas de carnaval, o samba enredo sofre, a partir de meados dos 2000, um processo de exaustão da fórmula com o alcance de suas músicas cada vez mais e mais...
SAMBA-ENREDO
Os dois itens que são observados para esse julgamento são a letra e a melodia. A letra é a interpretação literária do enredo. Ela pode ser tanto descritiva quanto interpretativa. A letra deve estar rigorosamente em harmonia com o desenvolvimento da escola em desfile.
É a letra que vai ajudar a compreensão do enredo. Ela tem de ser clara em seu objetvo, tem de ter poesia e bom gosto. Quanto mais rica em adjetivos, no uso adequado da língua - claro que com licenças poéticas - mais pontos a letra vai conseguir.
A boa melodia é aquela que é capaz de permitir que todos os componentes da escola se empolguem, cantem a música e que a bateria possa manter sua cadência sem "atravessar" o samba. É importante que a melodia seja original, não lembre melodias de carnavais passados, e não apele para a solução fácil da marchinha, e, se não tiver nenhuma originalidade...


Nenhum comentário: